Páginas

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Bioshock Infinite - Análise


Desenvolver uma seqüência nem sempre é tarefa fácil, porém a Irrational Games junto ao seu grupo de desenvolvedores faz com que toda a desconfiança seja logo superada.
 Bioshock Infinite é um jogo de tiro em primeira pessoa, com elementos Sci-Fi (Ficção Cientifica) e role-playing, o jogo foi desenvolvido pela Irrational Games e distribuído pela 2K Games. O Jogo se passa na cidade fictícia de Columbia, que por sua vez esta a flutuar no ar através de uma “combinação quântica”, ao invés de automóveis ou qualquer outro tipo de locomotiva comum, a cidade desfruta de automóveis futurísticos como: Cavalos robóticos, balões auto guiados, trilhos aéreos, entre outros. O convívio entre os habitantes é pacifico e o visual da cidade faz qualquer critico ficar de queixos caídos.



Em 1912, Booker DeWitt é tomada pelos gêmeos Lutece para uma ilha farol na costa do Maine, a estrutura abriga um silo foguete que transporta Booker de Columbia, com a missão de "recuperar a menina e enxugar a dívida", e após explorá-la consegue ter acesso á um código desconhecido, alem de também presenciar uma cena no mínimo intimidadora. Chegando ao topo desta torre Booker tem acesso (através do código misterioso) a uma mini-cela, que após alguns angustiosos segundos faz surgir uma poltrona, comum em presídios. Tentado a descobrir aonde aquilo poderia lhe levar Booker obedece ao pedido escrito “Sente-se”, e após sentar é ejetado até a cidade flutuante de Columbia. Chegando á Columbia Booker é perseguido por lembranças desconhecidos por parte dele, nelas um casal lhe cobra uma suposta criança e nos faz perceber que Booker tem uma divida com eles, porém tudo é esclarecido ao termino do jogo.
 No decorrer do jogo, Booker conhece Elizabeth, uma garota inteligente e que viveu toda sua vida aprisionada em uma mansão. Elizabeth “aproveitava” todo o seu tempo livre para estudar assuntos geográficos, físicos e médicos, fazendo com que ela seja de suma importância para o decorrer da historia. Elizabeth sonha em sair de Columbia e ir para a França, Booker promete levá-la para Paris e protegê-la, porém as coisas começam a fugir do controle de ambos, o que faz com que eles trabalhem em equipe para obterem sucesso na fuga.




 
Booker DeWitt – Ex-agente da Agencia de detetives Pinkerton Nacional, na sua profissão Booker realizou diversos massacres contra  índios americanos nativos na batalha de Wounded Knee para defender sua honra, o que o fez ficar traumatizado e “cair de cara” no mundo do álcool e dos jogos de azar, fazendo assim que ele logo se tornasse um dependente de ambos. Ele continua a trabalhar secretamente por Nova York.

Elizabeth – Passou parte da sua vida aprisionada, dedicou todo seu tempo livre para estudar matérias relacionadas à geografia, física e medicina. Sonha em conhecer Paris, Ela também tem a capacidade para perceber e interagir com as lágrimas dimensionais através de Columbia. Ela usa um dedal no lugar da ponta de seu dedo mínimo, que havia sido cortada, mas ela não se lembra de como isso aconteceu.

Hale Comstock – É o principal antagonista da história, Alega ter recebido uma visão futurista na qual um Arcanjo aparece lhe enviando uma mensagem. Comstock se torna um fanático religioso e decide contruir a cidade de Columbia onde é reverenciado como o “O Profeta”. Comstock afirma que Elizabeth é sua filha que nasceu milagrosamente de sua falecida esposa Lady Comstock, Comstock acredita que Elizabeth é o cordeiro que irá levar a cidade ao futuro.

Daisy Fitzroy – É o líder dos Vox Populli. Uma mulher de ascendência Africano-Americano, ela originalmente viajou para Columbia para encontrar uma nova vida, e assumiu uma posição como governanta na mansão de Comstock. Quando Comstock assassinou sua esposa para manter parentesco segredo de Elizabeth, ele virou Fitzroy em um bode expiatório para o crime e inventou o Vox Populi como inimigo comum do povo, a fim de transformar mais Columbia em um estado policial

Robert e Rosalind Lutèce - São dois indivíduos misteriosos que direta Booker de Columbia e aparecem ao longo de suas viagens. Eles parecem ser gêmeos fraternos quase idênticos, porém mais tarde é revelado que eles são a mesma pessoa de duas realidades diferentes, diferindo apenas por sexo. Rosalind é mostrado para ser o único a ter desenvolvido a tecnologia que mantém Columbia à tona sob as ordens de Comstock, e por isso, entrou em contato com Robert. Juntos, eles trabalharam como se comunicar com e, posteriormente, atravessar entre as dimensões, na medida em que eles agora podem fazê-lo à vontade.

Jeremias Fink - É um empresário inescrupuloso que tem um monopólio sobre a produção na Colômbia, auxiliado por usurpar a tecnologia que ele tem observado através das lágrimas, incluindo a do Songbird. Fink é um dos principais apoiadores de Comstock, pois permite que ele possa explorar mão de obra barata da classe baixa.



Bioshock infinite, é um jogo bastante imprevisível, por diversas vezes no jogo eu achei que já soubesse seus desfechos, e acreditem, errei completamente todos. A jogabilidade simples de bioshock é algo que contribui bastante para o desenrolar da sua trama, fazendo com que o jogador não tenha receio de comandos complexos ou qualquer coisa do gênero.

Em relação a gráficos o jogo simplesmente surpreende, porém não por ser gráficos com a potencia de um Crysis 3 ou Battlefield 3, mas o ambiente , as partículas , os objetos, enfim, tudo é muito bem elaborado pela direção de arte , e todos esses objetos combinam perfeitamente com o cenário.

Seus personagens e historia, são muito bem elaborados ambos, segue uma linha artística presente em toda a serie do bioshock, porém me arrisco a dizer que este bioshock foi mais “Ousado” digamos assim, confesso que quando terminei o jogo, me deu aquela breve saudade e uma leve decepção ( que irei explicar).

Com todos os cenários bem feitos, uma cidade incrível, locomoção e ambientes perfeitos eu adoraria que bioshock me permitisse explorar melhor o seu mundo. Nem sempre nas missões você terá tempo para explorar cada canto do jogo, nessa questão eu senti falta de um “semi-openworld”  que no mínimo me deixasse explorar um pouco mais suas torres e suas mansões. Infelismente não é possível e ao chegar ao fim do jogo damos de cara com um “The End , come back to main menu”.

Conclusão, Bioshock Infinite é o jogo de maior qualidade lançado até agora no Ano de 2013, o jogo oferece possibilidades de interação e uma imersão a sua historia incrível, e se você deseja começar o ano com um bom lançamento, não deixe de comprar o jogo, vale muito a pena e você com certeza irá se surpreender.

Nota: 9,8
Obrigado pela sua confiança e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário